Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Dor na nuca pode indicar problemas mais graves

Dor na nuca pode indicar problemas mais graves

A dor não costuma ser desencadeada por problemas na coluna, nos músculos ou aumento repentino da pressão arterial. Contudo, esse incômodo pode ser o começo de algo mais grave, como aneurisma ou meningite – nesses casos, os sintomas são mais aparentes e consistem em febre, enjoo, vômitos e dor forte na nuca.

Dores na nuca e no pescoço sinalizam, normalmente, problemas musculares, seja distensão ou contraturas e torcicolos. A causa mais comum para essa lesão é o excesso de exercícios físicos ou a má postura, por isso as dores podem ser tratadas com compressas de água quente no pescoço e prescrição de relaxantes musculares.

Já a dor na nuca acompanhada de tontura costuma indicar vertigem paroxística benigna ou labirintite, que são distúrbios originados no ouvido e que provocam a sensação de desequilíbrio e vertigem. Beber chá de gengibre é um dos remédios caseiros que melhora essas dores, já que favorece a boa circulação sanguínea no cérebro. Quando a dor atinge os ombros, significa que o problema está na coluna e, na maioria dos casos, essa dor vem acompanhada de uma forte enxaqueca. Nesse caso, o indicado é procurar um ortopedista.

Se a dor na nuca afetar as atividades do dia a dia a ponto de impossibilitá-las, permanecer por mais de 48 horas ou vir acompanhada de febre e vômitos, é necessário consultar um clínico ou neurologista para que seja diagnosticada alguma doença mais grave.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.