Idosos na casa dos 80 anos que já tenham sofrido alguma queda na terceira idade podem desenvolver a fobia por queda, chamada de Ptofobia. O medo de cair faz com que o idoso tenha receio de ficar de pé e andar.
Embora a Ptofobia seja um sintoma presente na síndrome pós-queda, idosos que nunca caíram também podem apresentar a fobia. Além das consequências óbvias de uma queda, existem outros efeitos aos quais é preciso dar atenção, como: menor autoestima e redução da autoconfiança em não cair novamente.
A partir daí, o idoso passa a evitar situações que ele julga mais propensas a causarem uma queda. Seu foco muda e a preocupação maior é em não cair, do que em realizar a tarefa pretendida naquele momento. Essa mudança no foco reduz as estratégias de superação do obstáculo.
Quando isso acontece, é frequente perceber que o idoso mudou seu jeito de andar, de pisar e reduziu suas atividades diárias, promovendo a redução do seu condicionamento físico, o que o deixa mais vulnerável a uma nova queda.