Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Estalar partes do corpo, sem exageros, não é problema

Estalar partes do corpo, sem exageros, não é problema

Há quem adore e há quem deteste, principalmente em se tratando dos dedos. Os ressaltos, como são chamados os estalos, são uma reação natural do organismo quando os dedos são puxados e o líquido passa de um lado da articulação para outro.

Ainda que você faça parte dos que detestam, achando que estalar algumas partes do corpo seja perigoso, na verdade, não há nenhum problema, desde que os ressaltos não provoquem dor, sejam nos dedos, pescoço e até coluna.

Mas se houver dor, é preciso procurar um profissional para que ele descubra a razão da dor, sua causa, e possa dar as recomendações para evitar que ela volte a acontecer.

Pessoas com vida sedentária costumam apresentar estalos, mas, neste caso, eles acontecem nas camadas mais profundas da musculatura, nas fáscias, e costumam gerar dor, como em movimentos bruscos da escápula e dos ombros.

Nos adolescentes, o estirão de crescimento também pode provocar estalos e dores. Isso porque os músculos são menores do que deveriam e não acompanham o crescimento ósseo.

Alerta

Você já viu um professor de academia estalar a coluna, colocando o aluno deitado em um colchonete? Isso é um erro, pois não se ajusta a coluna com a pressão das mãos. Não faça isso. Se está sentindo que há algum problema na sua coluna, ou mesmo que esteja querendo apenas relaxar, busque um profissional habilitado para manipular sua coluna.

Embora não exista relação entre estalar as articulações e a artrite, não convém exagerar nas estaladas dos dedos. Fazer isso eventualmente, tudo bem. Mas exagerar pode provocar outros problemas como lesão dos tecidos moles, podendo diminuir a força dos dedos.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.