O médico especialista em Medicina Física e de Reabilitação (ou fisiatria) atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças músculo esquelética, dor e neuro reabilitação. São doenças articulares, musculares e nervosas que afetam a maneira como nos movemos. Chamado de fisiatra, este profissional trata e reabilita de uma grande variedade de problemas, como ombros dolorosos, artroses de joelho e quadril, lesões no cérebro, na medula espinhal, e nervos.
O objetivo da Medicina Física e de Reabilitação é diminuir as dores, melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida de forma conservadora, sem necessidade de cirurgia. A partir do diagnóstico, o fisiatra é responsável por elaborar um plano terapêutico, que será seguido pelos pacientes e, em alguns casos, por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos de especialidades diversas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos. O plano varia de paciente para paciente e pode ser alterado conforme a evolução e necessidades ao longo do programa de reabilitação.
Entre suas habilidades clinicas, realizada procedimentos ecoguiados para dor e distúrbios de movimentos (infiltrações, bloqueios, toxina botulínica, visco suplementação).
Quando consultado, o fisiatra busca aumentar a atividade e a participação dos pacientes incapacitados na sociedade. E o foco não está somente na região do corpo lesionada. Na Medicina Física e de Reabilitação, a avaliação sempre é abrangente, integrando os vários aspectos da vida do paciente – emocionais, médicos, sociais e vocacionais. O fisiatra pode ser especializado em alguma área de atuação específica como esporte, reabilitação neurológica e dor. Atuam em centros de reabilitação, hospitais, consultórios e clínicas privadas.