Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Vértebras e as curvaturas fisiológicas da coluna

Vértebras e as curvaturas fisiológicas da coluna

Você sabia que nós já nascemos com todas as vértebras? Pois é, e elas crescem no decorrer dos anos, formando as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral. Dos 30 anos em diante, porém, a coluna atinge a maturidade e o processo de envelhecimento se inicia.

Até lá, as vértebras devem crescer proporcionalmente, a fim de manter as curvaturas fisiológicas (cifose torácica e sacral; lordose cervical e lombar) sem comprometê-las. No entanto, distúrbios de crescimento podem afetar essas curvaturas. Um exemplo disso é a vértebra que cresce pela metade, formando um triângulo e não um retângulo. Isso acaba afetando toda a estrutura óssea acima da vértebra – a este problema dá-se o nome de hemivértebra.

A partir do enfraquecimento da estrutura óssea, microfraturas podem aparecer nas vértebras e, consequentemente, reduzir o tamanho delas. Ainda que não se trate de uma atrofia da vértebra, o problema pode ocasionar a diminuição do tamanho da vértebra, o que pode gerar dores, e a alteração das curvaturas da coluna vertebral.
Especialistas recomendam muita atenção ao desenvolvimento das vértebras e da coluna vertebral durante a infância e adolescência. Por isso, em caso de alguma dor na coluna ou qualquer sinal de problema na região, uma assistência médica é fundamental para avaliação e possível diagnóstico precoce que resulte em um tratamento exitoso.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.