Pacientes que estão se recuperando de sintomas como dispneia (sensação de falta de ar) e cansaço excessivo após vencerem a covid-19 podem encontrar na reabilitação física uma importante aliada. Com ela, é possível recuperar a qualidade de vida e o bem-estar, respeitando sempre as limitações de cada paciente.
São trabalhadas basicamente duas áreas: a reabilitação cardiopulmonar, com exercícios aeróbicos como esteira ou bicicleta, e a etapa do fortalecimento muscular, realizado por meio do auxílio de pesos e halteres. Quando o paciente chega na reabilitação, é preciso avaliar a pressão arterial, a oxigenação e frequência cardíaca, indicadores que serão acompanhados até o encerramento de cada sessão. Dependendo do grau de comprometimento pulmonar, o paciente pode apresentar dispneia e fadiga. O tempo de recuperação irá depender de cada caso, mas a média é de quatro semanas de tratamento. Será feita uma avaliação global do indivíduo, com instrumentos que avaliam sua capacidade funcional (muscular e respiratória), qualidade de vida, grau de fadiga, condições nutricionais, cognitivas e psíquicas.
A reabilitação física é indicada a pacientes que evoluíram com limitações após a covid-19, como fraqueza muscular e respiratória, fadiga, alterações de sensibilidade, lentificação do raciocínio, estresse pós-traumático entre outras. Perda da performance para as atividades físicas é outra queixa comum. O retorno deverá ser feito mediante acompanhamento médico. Entre em contato conosco para uma avaliação completa e personalizada!