Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Quer entender o que é a dor e o papel do clínico de dor?

Quer entender o que é a dor e o papel do clínico de dor?

Dor pode ser a definição de várias sensações, mas vamos utilizar aquela que a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) adota: experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial dos tecidos. Cada indivíduo aprende a utilizar esse termo através das suas experiências anteriores.

O Clínico de Dor é o profissional médico especialista habilitado a atuar nesse campo. Ele é capaz de tratar tanto a dor crônica como a aguda. A primeira é classificada quando sua duração perdura por mais de três meses ou que persiste apesar de ter sido tratada. Dor nas costas, enxaqueca, dor do câncer são alguns dos exemplos mais comuns de dor crônica.

Já a dor aguda é aquela que surge repentinamente, normalmente como consequência de uma lesão. Na maioria das vezes, ela some quando a causa é tratada. Exemplos: dor por fratura, infarto, excesso de exercícios físicos intensos, garganta etc.

O Cínico de Dor possui vastas opções de tratamento conforme o caso. Tanto pode ser realizado com base em medicamentos, como por meio de orientações sobre mudanças de hábitos, medidas não invasivas, realização de bloqueios (de nervos periféricos, peridural analgésico, gânglio estrelado, entre outros). Eventualmente, é necessário procedimentos cirúrgico em caso de bloqueios mais complexos.

O tratamento da dor é fundamental em qualquer dos tipos, pois a dor aguda costuma ser incapacitante e a crônica pode provocar outros problemas como depressão, pois por muito tempo cultivou-se equivocadamente que o paciente de dor crônica deveria aprender a conviver com a dor.

Felizmente, esse é um pensamento ultrapassado e a Clínica de Dor surgiu para ajudar as pessoas que sofrem de algum tipo de dor.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.