Artrose e dores no joelho não são exclusividade da terceira idade. Muitos jovens também estão apresentando esse problema, seja por executar atividades que exigem muito das articulações ou ficar tempo demais em pé.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 15 a 20% da população mundial sofra com artrose, terceira causa que mais afasta pessoas do trabalho em nosso país, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Entra em cena, então, a viscossuplementação, tratamento que ajuda a combater essas dores e a artrose. A técnica consiste na aplicação de ácido hialurônico em um joelho com algum grau de doença na cartilagem. Os resultados? Alívio da dor e melhora da inflamação na articulação.
Além do joelho, o procedimento também pode ser usado nas articulações dos ombros, tornozelos e quadris. Os benefícios já são sentidos após a aplicação, com efeitos que podem durar até seis meses. O método é recomendado aos pacientes que não responderam adequadamente a outras medidas terapêuticas, podendo ser feito em qualquer fase da artrose, mas com prováveis efeitos maiores quando a doença está em fase inicial.