Fisiatria, especialidade que REABILITA e RECUPERA a funcionalidade para melhorar a qualidade de vida. Com ela, o paciente consegue melhorar suas funções, sendo fundamental a portadores de doenças incapacitantes.
É o fisiatra quem atua nesse processo multidisciplinar, voltando seu olhar ao acolhimento e entendimento das necessidades individuais de cada um. O foco é restaurar a funcionalidade por meio da prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios associados à deficiência física. O profissional elabora uma estratégia que engloba vários conhecimentos, ajudando a reduzir dor aguda e crônica e contribuindo na reabilitação a longo prazo de pacientes que sofreram derrames, câncer, lesões cerebrais, amputações e até mesmo esclerose múltipla.
Podem ser indicados diversos tipos de terapias, como eletroterapia, exercícios terapêuticos, uso de remédios e dispositivos auxiliares como cinta. O tratamento será personalizado e visando à potencialidade máxima do paciente, tanto em seus aspectos físicos como psicossociais. Os resultados devem garantir maior autonomia e qualidade de vida. Na fisiatria, se cuida de pessoas únicas, não de doenças.
Dados da Organização Mundial de Saúde apontam mais de 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência no mundo: só no Brasil, os números ficam na casa dos 45 milhões. O fisiatra é um importante aliado para contribuir na inclusão desses indivíduos na sociedade, por isso conheça essa especialidade e transforme histórias com a fisiatria.