A necessidade de utilizar computadores, notebooks, tablets e smartphones é indiscutível. Além do tempo excessivo gasto com esses equipamentos, a postura inadequada vem comprometendo a qualidade de vida de muitas pessoas, prejudicando, sobretudo, a coluna.
Confira algumas dicas sobre reduzir o impacto do uso desses aparelhos, mas tenha sempre em mente que pausas frequentes são essenciais. Levante-se, mexa-se, olhe para longe por alguns minutos antes de retomar o uso do aparelho.
Computador de mesa: mantenha a coluna alinhada e apoiada. Escolha uma cadeira ajustável de acordo com a sua altura ou coloque um apoio para os pés, fazendo um ângulo de 90° nas pernas. Posicione o monitor para que sua linha de visão seja uma linha reta até o centro da tela.
Notebook: nada de colocar o notebook no colo, use-o na mesa com um suporte para que sua posição fique adequada como se fosse um computador de mesa, regulando a altura da tela. O ideal é colocar um teclado adicional. Do contrário, ou a tela ou o teclado ficará em posição desconfortável.
Tablet: poucas pessoas usam suporte de tablet para mesa, então, para que você não fique com a cabeça muito para baixo, use um apoio para elevar o tablet. Uma almofada resolve.
Smartphone: este virou o grande vilão, pois o tempo que passamos lendo e mandando mensagens ou navegando na internet é absurdo. Todos os dispositivos acima sobrecarregam a cervical por conta da anteriorização da cabeça, mas os smartphones superam os demais. Posicionar o aparelho mais para cima já causa menos tensão, mas o ideal é evitar o uso prolongado ou, quando isso for necessário, adquirir objetos que melhorem a postura é um investimento recomendável.