Não é normal sentir dores intensas e constantes no corpo, principalmente se for nas costas. As dores nessa região são uma resposta para avisar que algo está errado. Por isso, é fundamental consultar um especialista na área, como o médico fisiatra, pois podem ser necessários exames para indicação do tratamento médico.
Muitas dúvidas surgem quando sentimos esse tipo de dor. Confira, abaixo, os principais mitos e verdades envolvendo esse assunto!
1. O excesso de peso pode desencadear esse problema?
VERDADE. O excesso de peso comprime a coluna e aperta os discos intervertebrais. Isso os torna dispostos à degeneração e herniação.É comum, então, que pessoas obesas sintam dor nas costas, porque estão forçando a curvatura natural que temos na coluna lombar, o que altera a postura e favorece a hiperlordose.
Porém, pessoas muito magras, que sofrem de distúrbios como anorexia, podem relatar o mesmo problema, devido à falta de nutrientes e perda da massa óssea, favorecendo o surgimento de fraturas.
2. A dor nas costas piora com a idade?
MITO. Segundo uma pesquisa realizada pelo Jornal Chiropractic Manual Therapy, a dor nas costas é comum em todas as faixas etárias e não se agrava com o envelhecimento.
3. O estresse pode causar dor nas costas?
VERDADE. O estresse produz hormônios que causam tensões musculares. Os músculos tensionados podem chegar ao ponto de provocar espasmos dolorosos por todo o corpo, estendendo a dor até o pescoço.
4. Dormir em colchões moles ou duros afeta a coluna?
VERDADE. Colchões muito duros ou fofos prejudicam a coluna e postura. O ideal é ter um colchão adequado à sua altura e ao seu peso.
5. Atividades físicas podem lesionar a coluna e provocar dor nas costas?
MITO. Se isso está ocorrendo, é porque o exercício está sendo realizado de forma equivocada. O auxílio de um profissional na área da reabilitação física pode ser fundamental para que a atividade seja realizada corretamente. Se o exercício for praticado com orientação profissional, pode até tratar a dor crônica e prevenir futuras dores nas costas.
E você, sente dor nessa região? Conte conosco para resolver o problema com o tratamento adequado!