Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Coluna fraca e dor nas costas: entenda uma das queixas mais comuns no home office

Coluna fraca e dor nas costas: entenda uma das queixas mais comuns no home office

Em uma sequência de posts no stories do Instagram, Gracyanne Barbosa, conhecida por seu conteúdo fitness, comentou sobre a dor nas costas, algo que passou a sentir devido à falta de fortalecimento da região. Segundo ela, o que aconteceu foi um problema de coluna fraca.

Se você se identificou com a situação dela, saiba que não está só. A falta de fortalecimento dos músculos que sustentam o tronco e a coluna é um dos fatores responsáveis pela dor nas costas, problema que, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas irão apresentar ao menos uma vez na vida. Com a pandemia, tornou-se ainda mais comum, já que ficamos ainda mais tempo sem se movimentar. Para você entender, o que acontece é que, quando a musculatura da região do core e da região dorsal estão enfraquecidas, não conseguimos sustentar adequadamente o tronco.

Aí, ocorre um aumento da pressão na coluna, causando desconforto especialmente quando estamos sentados há muito tempo. Para evitar esse tipo de dor e ter uma qualidade de vida melhor, é essencial praticar atividades físicas regularmente, sem negligenciar a região dos músculos do abdômen, da lombar, do quadril, dos glúteos e dos membros inferiores. Isso vale tanto. Essa dica vale tanto para quem passa o dia todo no trabalho remoto ou para que realiza trabalhos que envolvem exercícios físicos.

Se você já sofre com dores nas costas, antes de iniciar qualquer treino, é essencial ser avaliado por um especialista, como o médico fisiatra. Ele irá detectar a origem do problema, sinalizando o tratamento adequado e quais os melhores exercícios, a fim de que o problema não se agrave. Para quem trabalha sentado, é essencial não ficar horas na mesma posição, buscar uma cadeira confortável e se alongar, realizando pequenas pausas.

Conte com a equipe Medfis e a reabilitação física para vencer esse tipo de dor. Agende sua avaliação!

 

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.