Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Lombalgia na gravidez

Lombalgia na gravidez

Até 75% das mulheres sofrem com lombalgia em algum momento da gravidez. Geralmente, as dores nas costas surgem nos últimos meses de gestação ou podem piorar ao longo dela. Essa lombalgia pode seguir após o parto – mas a tendência é que se resolva em poucos meses.

A lombalgia pode ser causada pelo útero em expansão, que desloca o centro de gravidade, estirando e enfraquecendo os músculos abdominais, mudando a postura da mulher e colocando pressão sobre suas costas.

O peso extra da gravidez também exige mais dos músculos e das articulações, o que origina as dores (que podem ser piores ao final do dia, inclusive).
Alterações hormonais durante a gestação também podem causar as dores nas costas. Isso porque essas alterações afrouxam as articulações e os ligamentos que unem os ossos pélvicos à coluna vertebral. Consequentemente, a mulher se sente menos estável e acaba sentindo dor quando anda, fica muito tempo em pé, fica muito tempo sentada, entre outras atividades no dia a dia.

Tipos de dor lombar mais comuns na gravidez

• Dor lombar na região das vértebras lombares. É sentida aproximadamente na altura da cintura e pode se irradiar para as pernas. Normalmente, ficar sentada ou em pé por longos períodos pioram a dor.
• Dor pélvica posterior. É sentida atrás da região pélvica (região das nádegas), de um lado ou em ambos. Pode ser desencadeada por atividades simples no dia a dia, como andar, subir escadas, entrar e sair de uma banheira.

Exercícios para atenuar as dores

O repouso excessivo pode piorar as crises de lombalgia. Portanto, a atividade física é muito recomendada, pois exercícios fortalecem a musculatura lombar e pélvica. Com a devida liberação do médico, considere:

– realizar exercícios para fortalecer os músculos que dão suporte às costas e pernas, incluindo os músculos abdominais;
– fazer exercícios de alongamento para que os músculos que dão suporte às costas e pernas se tornem mais flexíveis – o alongamento deve ser realizado de forma correta e suave;
– a prática de yoga, que é indicada para se ganhar flexibilidade e equilíbrio;
– a natação, que é um ótimo esporte para as mulheres grávidas, pois reforça a musculatura abdominal e lombar. Estudos sugerem que os exercícios na água podem reduzir a intensidade da dor nas costas durante a gravidez;
– e realizar caminhadas;

Cuidados com a postura do corpo

• Mulheres grávidas costumam arquear as costas conforme a barriga cresce, o que coloca mais pressão sobre a coluna vertebral. Também tendem a ficar com os ombros caídos para frente. Evite isso, ficando ereta, mantendo o glúteo para dentro e os ombros para trás.
• Sente-se direito, usando um apoio para o pés e um travesseiro pequeno atrás das costas. Faça pausas frequentes e levante e ande de hora em hora.
• Evite ficar em pé por muito tempo e use sapatos confortáveis. Por exemplo, evite os salto altos.
• Quando se abaixar para pegar algo, sempre dobre os joelhos para minimizar o estresse nas costas. Evite pegar objetos pesados.
• Deixe de realizar atividades que exijam demasiado esforço físico.

Tratamento da lombalgia durante a gravidez

Em caso de dores na costas durante a gravidez, as mulheres podem procurar um especialista em medicina física e reabilitação (fisiatria). Essa especialidade médica oferece diversos tratamentos para atenuar os sintomas de lombalgias, de acupuntura à hidroterapia.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.