Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Fisiatria: especialidade para uma vida mais completa

Fisiatria: especialidade para uma vida mais completa

Você já ouviu falar na Fisiatria? Essa especialidade é muito importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência ou doença incapacitante. Essa especialidade médica trabalha a reabilitação do paciente em vários aspectos da vida, tanto físicos como emocionais e sociais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 1 bilhão de pessoas que vivem com alguma deficiência no mundo. No Brasil, esse número atinge 24% da população, ou seja, aproximadamente 45 milhões de portadores de algum grau de deficiência. Atuar para recuperar a funcionalidade e garantir assistência a essa parcela significativa é muito importante para a inclusão social.

O fisiatra vem justamente para reverter esses números. Esse profissional emprega o conhecimento de diversas áreas do conhecimento, a fim de recuperar a funcionalidade do paciente. O tratamento ajuda em uma infinidade de problemas que afetam cérebro, medula espinhal, nervos, articulações, ligamentos, ossos, músculos e tendões. O objetivo é restaurar a função e auxiliar na retomada da rotina. Condições como dor aguda e crônica, distúrbios osteomusculares, lesões cerebrais, derrames, amputações e lesões na medula espinhal são favorecidas com o trabalho multidisciplinar do fisiatra.

A fisiatria contempla vários serviços médicos, que podem contar com a prescrição de medicamentos, terapias diversas ou dispositivos auxiliares. O indivíduo é tratado como um todo composto tanto por aspectos biológicos e mecânicos como psicossociais. Por isso, a reabilitação leva em conta o desenvolvimento global e integral de uma pessoa ao seu máximo, mas sempre respeitando as limitações. Os resultados esperados têm o objetivo de melhorar a independência e as potencialidades do paciente.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.