Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Aposte no RELAXAMENTO dos músculos!

Aposte no RELAXAMENTO dos músculos!

A coluna, os ombros e o pescoço estão tensos no fim do dia? Se sim, é hora de apostar no relaxamento muscular. Com o tempo, a repetição de maus hábitos pode ser o grande vilão no futuro, causando problemas como a hérnia de disco ou rompimento nos ligamentos.

Com a adesão ao home office, mais pessoas estão notando a tensão muscular e os fortes incômodos nas costas e nos ombros. A causa do problema é diversa, relacionando-se com ergonomia incorreta e excesso de tensão. Só um computador posicionado de maneira errada já pode originar diversas queixas. É comum terminar assim no fim do dia, após horas de trabalho. A solução é investir na melhoria da ergonomia, então siga o passo a passo:

  • Ajuste a tela do computador para a altura dos olhos;
  • Os braços devem ficar apoiados e próximos à mesa, para que os músculos não fiquem tensionados.

Outra indicação são as terapias que trabalham a boa postura, como RPG (Reeducação Postural Global). Praticar atividades físicas também é essencial: um bom tônus muscular contribui na melhora da postura, estabilizando a coluna e os ombros, além de ter um efeito anti-inflamatório. No caso das mulheres, a montanha-russa hormonal pode intensificar os sintomas, tornando dores de cabeça e cefaleias comuns no dia a dia, conforme demonstrou um estudo da Sociedade Mineira de Cefaleia

Na pesquisa, foram entrevistados 900 funcionários de três empresas de Belo Horizonte: 74% deles afirmaram ter dores de cabeça nos últimos 12 meses, prevalecendo em 93% dos casos para homens e 99% em mulheres. Os números impressionam: 76% das entrevistadas afirmaram ter ao menos um episódio de dor de cabeça por mês. Em geral, a dor de cabeça contempla dois tipos, dividindo-se em primária e secundária. No segundo grupo, estão as relacionadas com gripes e sinusites. Já a enxaqueca e a dor tensional são primárias e, caso ocorram mais de duas vezes por mês, indicamos uma avaliação médica.

Reunimos algumas dicas para ajudar a aliviar esses problemas:

  • Presenteie-se com uma massagem, o que contribui no relaxamento dos músculos e redução das tensões.
  • A cada uma hora, caminhe um pouco por seu ambiente de trabalho e se alongue.
  • Atitudes como falar ao telefone comprimindo o aparelho entre o ombro e a orelha, sentar-se com as pernas dobradas sob o corpo ou escorregar o corpo pela cadeira devem ser evitadas.
  • Exercite-se ao ar livre, mas sempre seguindo recomendações de um especialista.
  • Seja mais flexível consigo mesmo e com a vida, principalmente em relação à rotina profissional. Essa postura é um remédio por si só.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.