Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Fisiatria é alternativa capaz de restabelecer a funcionalidade do organismo

Fisiatria é alternativa capaz de restabelecer a funcionalidade do organismo

Você já ouviu falar em Fisiatria ou Medicina Física da Reabilitação? O foco dessa área é a funcionalidade o organismo,em que o fisiatra busca melhorar a qualidade de vida do paciente por meio de métodos que restauram a funcionalidade física dos membros afetados,trazendo benefícios físicos e emocionais.

Assim, pacientes que precisam de tratamento e reabilitação física podem optar por esse auxílio. São atendidas pessoas com sequelas de patologias neurológicas, com disfuncionalidades musculoesqueléticas, com doenças oncológicas ou quadro de dor crônica.

A fisiatria, portanto, se preocupa em como o indivíduo pode se sentir completo novamente. Doenças que são aparentemente incapacitantes têm chance de serem revertidas ou amenizadas com o trabalho desse profissional. É, provavelmente, a especialidade médica que mais integra fatores biológicos, psicológicos e sociais. Essa área trata, desse modo, uma diversidade de doenças que podem resultar em algum grau de incapacidade, como lesões medulares ou lombalgias.

Independentemente do tipo de doença, a reabilitação é fundamental para melhorar a saúde do paciente. Com a fisiatria, procura-se a recuperação da força muscular, do equilíbrio e da coordenação. É feita, também, uma avaliação do sono do paciente. Os fisiatras atendem um campo diversificado: podem prescrever medicações e aparelhos como colar cervical, utilizam diversas terapias como a termoterapia (uso do calor ou frio), eletroterapias, laserterapia, acupuntura, terapia por onda de choque e exercícios terapêuticos.

Procedimentos que aperfeiçoam o tratamento de reabilitação são outra opção,como agulhamentos, infiltrações e o uso de toxina botulínica. Qualquer pessoa que apresente deficiência física, dor crônica ou doença incapacitante deve buscar ajuda desse profissional. Os problemas mais frequentes tratados nessa área da medicina são sequelas neurológicas, dores na coluna, artrose, osteoporose, fraturas, amputações e paralisia cerebral.

Todas as faixas etárias podem aderir à fisiatria: um bebê, por exemplo, que tem diminuição de oxigenação (hipóxia) durante o parto e, consequentemente, desenvolve paralisia cerebral pode receber ajuda da fisiatria, a fim de tentar prevenir sequelas. Idosos com fratura na bacia são outro caso que pode recorrer a essa área da medicina: com reabilitação intensiva, o idoso poderá praticar exercícios de fortalecimento e alongamento para que não precise mais de equipamentos de locomoção.

A medicina física de reabilitação é multidisciplinar, incluindo tratamentos de diferentes competências, caso necessário. A fisiatria não é restrita a uma especialidade: é um trabalho integrado, que promove a melhora significativa da qualidade de vida através do tratamento da dor, da funcionalidade física e do psicológico do paciente. Dessa forma, a medicina é exercida de modo mais humano, oferecendo uma análise que reflete sobre os impactos sociais e psíquicos acarretados pela disfunção.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.