A artrose é um processo degenerativo da articulação, diferente da artrite, que é uma inflamação da articulação que destrói a cartilagem. O desgaste natural que a artrose provoca tem, na maioria das vezes, origem no excesso de peso, sedentarismo, má postura e traumas frequentes.
Quando a artrose começa a se manifestar, a pessoa passa a sentir dor a partir do movimento, mas também em repouso. Esses sintomas são mais comuns pela manhã. Felizmente, com algumas boas práticas, a artrose pode ser evitada.
Controle de peso, fortalecimento da musculatura e ter hábitos alimentares saudáveis são as formas de retardar o envelhecimento e, com isso, impedir o surgimento da doença. Mas há casos em que será necessário utilizar medicamentos para amenizar a dor, preservar a função da articulação e estimular a regeneração da cartilagem.
Cirurgias são recomendadas quando o quadro é mais grave, havendo necessidade de corrigir a postura e mudar a posição do eixo do osso que está limitando o movimento da pessoa. Há situações em que a artroscopia é mais indicada, pois ela suprime os tecidos inflamados. Casos extremos podem exigir a retirada da cartilagem e substituição por prótese.