Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Estratégia de combate à dor

Estratégia de combate à dor

Sentir dor é algo que ninguém quer. Quando ela surge, muitas pessoas acham que vai sumir repentinamente ou peregrinam por profissionais que não conseguem resolver o problema, pois sua especialidade não é a que trata daquela dor específica.

O médico especializado em Medicina Física e Reabilitação, o fisiatra, tem o conhecimento para tratar a dor, especialmente a dor crônica. Mas quando o paciente o procura, já está cansado de sentir dor e precisa se sentir melhor.

Na avaliação, o fisiatra irá investigar se o paciente possui hábitos saudáveis de vida, pois o surgimento da dor pode estar aí. Em seguida, buscará controlar a dor para que o paciente possa sentir algum alívio. Se a demora em procurar um especialista for muito grande, a dor aguda poderá se transformar em crônica, dificultando o tratamento.

Uma vez controlada a dor, o segundo passo é reabilitar o paciente, pois a melhora não significa o fim da dor. É preciso restaurar o movimento da articulação comprometida e estabelecer um plano de recondicionamento dos músculos que suportam e estabilizam a articulação.

O terceiro momento de uma estratégia de combate à dor é a prevenção. Manter o fortalecimento global, associado ao treino de flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e propriocepção global, é o conjunto de medidas para manter o paciente sem dor.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.