Sentir dor nas costas é uma das reclamações mais frequentes nos consultórios médicos, e aparece principalmente em pessoas acima de 25 anos. Em geral as lombalgias, como é chamada esse tipo de dor, têm origem mecânico-postural, embora também possam ser causadas por tumores, infecções e inflamações.
Entre as causas mais comuns estão a sobrecarga postural: repetição contínua de pequenos erros no sentar, levantar, carregar ou erguer um peso, entre outros. Pessoas que carregam muito peso, que trabalham sentadas na mesma posição sem relaxar a musculatura, motoristas de veículos pesados ou idosos estão mais propensos a apresentar algum tipo de problema nas costas. Em geral, as dores de origem postural melhoram com repouso, quando a pessoa permanece deitada de barriga para cima com os joelhos flexionados junto ao peito. Anti-inflamatórios e analgésicos também ajudam em alguns casos. Se o sintoma não desaparecer é preciso procurar um médico. Veja algumas dicas para prevenir as dores de coluna:
CUIDANDO DA COLUNA
• Procure não levantar muito peso. Se precisar, dobre os joelhos, que funcionarão como alavancas para o corpo, e mantenha o objeto o mais próximo possível do seu corpo.
• Evite atividades de impacto repetitivo, como andar a cavalo, de moto e jet-sky.
• Se trabalha muito tempo sentado, levante-se a cada 40 ou 50 minutos e ande um pouco.
• Quem gosta de assistir à televisão na cama deve procurar ficar quase sentado e colocar o aparelho bem alto.
• A melhor posição para dormir é de barriga para cima, com a cabeça apoiada num travesseiro baixo. Deitar de lado com os joelhos flexionados também é uma boa opção. Dormir de bruços, mesmo sem travesseiro, não é bom para a coluna.
• Faça exercícios de alongamento diariamente.
• Se precisar ficar em pé por um longo período, mova-se frequentemente e mude o peso do corpo de um pé para outro.