Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Desvendando mitos e verdades sobre a dor nas costas

Desvendando mitos e verdades sobre a dor nas costas

Dores intensas e constantes nas costas não são normais. Apesar de ser comum ouvirmos relatos de pessoas com muita dor após um dia cansativo de trabalho, essa região é uma resposta do corpo para algum problema, sinalizando que algo não está bem. Por isso, explicamos 5 mitos e verdades envolvendo o assunto, confira!

1. Estar acima do peso pode ser a causa.

VERDADE. A dor nas costas pode ser desencadeada pelo excesso de peso, pois a coluna é comprimida, apertando os discos intervertebrais, o que os torna dispostos à degeneração e herniação. Pessoas com a barriga maior acabam forçando a curvatura natural da coluna lombar, o que gera modificações na postura e favorece o surgimento de hiperlordose. Porém, pessoas muito magras, que sofrem de anorexia, também podem relatar dor nas costas. A falta de nutrientes e a perda de massa óssea podem resultar em uma fratura.

2. As dores pioram com a idade?

MITO. O problema é comum e pode afetar todas as idades, não sendo agravado por causa do envelhecimento.

3. O estresse pode ser a causa.

VERDADE. Nesses casos, as dores costumam chegar até o pescoço, pois o hormônio do estresse ocasiona tensões musculares. O músculo fica tão tensionado ao ponto de afetar todo o corpo, gerando espasmos dolorosos.

4. O colchão também influencia na dor.

VERDADE. Colchões muito duros ou fofos demais prejudicam a coluna e a postura. O recomendado é um colchão adequado à sua altura e peso.

5. Atividades físicas podem lesionar e provocar a dor na coluna.

MITO. Se há dores nas costas, é porque o exercício foi executado de forma incorreta. É necessário ter auxílio profissional, para garantir que a atividade está sendo realizada da forma certa.
Você costuma sentir dor nas costas a ponto de incapacitar suas atividades diárias? Converse conosco, a fisiatria pode te ajudar a recuperar a funcionalidade integral do seu corpo!

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.