Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Andar ou correr na areia é um bom exercício, mas não é para todos

Andar ou correr na areia é um bom exercício, mas não é para todos

Fazer caminhada ou correr na areia da praia é benéfico para aumentar o fôlego, além de disso, ajuda na recuperação de lesões no joelho e entorses de tornozelos. Esse tipo de atividade é mais indicado do que a prática em asfalto ou esteira.

Como a areia é “mole”, melhora o controle muscular e a estabilidade articular, cujas deficiências são comumente causadoras dos problemas mencionados em joelhos e tornozelos. Mas pessoas sedentárias não devem optar por essa prática antes de obter condicionamento físico prévio.

Quem nunca praticou exercícios ou está parado há muito tempo, deve começar em solo firme como asfalto e esteira, pois a falta de condicionamento pode sobrecarregar a região lombar, causando dor ou lesão muscular, e prejudicar articulações.

Quando a temperatura está alta, não é recomendável caminhar ou correr descalço na areia. Como a sola dos pés é mais exigida, quem tem a pele mais fina deve dar preferência a correr de tênis.

Quem pretende iniciar a prática da caminhada ou corrida na areia, deve fazer isso por apenas 15 a 20 minutos e aumentar o tempo progressivamente até 40 minutos. Mas o primeiro passo é consultar um profissional que irá avaliar as condições físicas e orientar sobre as melhores atividades em cada caso.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.