Queixa frequente de crianças e adolescentes, a dor no calcanhar é geralmente causada pela osteocondrose do calcâneo, uma patologia inflamatória na extremidade do osso calcâneo. Essa região é conhecida como apófise e é onde estão o tendão de Aquiles e a fáscia plantar (tecido da planta do pé).
A inflamação acontece devido à excessiva tração realizada por esses tecidos juntos ao osso, o que acaba causando a dor no calcanhar. Especificamente, a dor se situa na face plantar do calcanhar. Acomete principalmente crianças e adolescentes que praticam modalidades esportivas. Essa dor piora e melhora repetidas vezes. Geralmente, piora com a prática de esportes, sobretudo as que envolvem corrida e salto. E melhoram quando a criança ou adolescente fica de repouso.
Nos momentos de dor, o principal sinal do problema é a claudicação (mancar). Consequentemente, as crianças e os adolescentes passam a caminhar na ponta dos pés para evitar a dor.
O problema pode surgir em um pé ou em ambos. Além da dor, não há outros sintomas como inchaço ou vermelhidão. Por isso, para confirmar o diagnóstico de osteocondrose do calcâneo, um exame físico articular deve ser realizado na criança ou no adolescente. É comum que o paciente com osteocondrose do calcâneo seja diagnosticado com pé plano (pé chato).
Além da osteocondrose do calcâneo, outros fatores podem provocar dores no calcanhar. Somente o médico, a partir de exames físicos e de imagem, poderá confirmar qual a causa dessas dores e qual o tratamento adequado.