É comum que haja um maior número de dores nas articulações quando a temperatura do ambiente se reduz. Há dois fatores principais que explicam o porquê da dor no joelho durante o frio.
O primeiro se relaciona às alterações nas propriedades físicas dos fluidos corporais. O líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações, fica mais espesso quando a temperatura é menor, o que dificulta o movimento e deslizes. O segundo motivo ocorre nos mecanismos desenvolvidos pelo próprio organismo para tentar diminuir o efeito do frio, como as contrações musculares rápidas e involuntárias – os famosos tremores – para que seja produzido mais calor. Consequentemente, esse movimento causa uma tensão na região, desenvolvendo fadiga muscular e sobrecarga nos tendões dos joelhos.
O aumento da taxa metabólica também ocorre, pois é necessário aumentar o calor interno do corpo, que exige maior consumo de energia e, por isso, ocorre fadiga caso a alimentação não seja suficiente. Há, também, redução do fluxo sanguíneo na superfície corporal (mãos e pés ficam gelados), a fim de que se evite justamente a perda de calor. Porém, esse processo faz com que a quantidade de oxigênio disponível aos tecidos diminua, o que torna mais difícil a agilidade e a potência muscular.
Para tratar a dor, é recomendada a prática de exercício físico, já que auxilia a otimizar a irrigação sanguínea, além de aumentar o controle muscular e a flexibilidade. Outro método é a aplicação de laser para quem sofre de alguma lesão muscular: a tecnologia possibilita irrigação sanguínea diretamente onde há dor, aliviando o edema na articulação. Bolsas de água quente na região dolorosa é uma alternativa barata e muitas vezes eficaz para aliviar o problema. Se você precisar de ajuda especializada, não deixe de procurar os profissionais da Medfis.