Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Prevenção é chave para evitar dores nas articulações durante o frio

Prevenção é chave para evitar dores nas articulações durante o frio

Não existe consenso: alguns amam o frio e outros odeiam. Durante o inverno, é comum que as pessoas fiquem doentes com mais facilidade. Dores nas articulações são uma das principais queixas, indicando complicações musculares ou ortopédicas.

O desconforto em regiões como joelhos e cotovelos nessa época estão associadas à queda pressão e temperatura do ambiente. Assim, ocorre a vasoconstrição, reduzindo a irrigação sanguínea nas juntas e gerando incômodo.

Locais já lesionados ou casos de indivíduos portadores de artrite e artrose sofrem dor intensa. É possível, no entanto, amenizar os sintomas. A prática de exercícios físicos fortalece os músculos e as juntas, aprimorando a circulação sanguínea de modo geral. A rotina de atividades lubrifica essas áreas e reduz a dor. Por isso, mesmo que seja difícil, largue o sofá e pratique caminhada e musculação. É importante aquecer o corpo antes da prática, pois a musculatura precisa se descontrair. Ao incorporar o alongamento, os espasmos são reduzidos e há melhora das funções musculares e da flexibilidade corporal.

Cuide, também, as roupas utilizadas. Não coloque peças apertadas, já que causam pressão sobre determinada região do corpo, o que provoca inchaço e agrava o desconforto. O recomendável é optar por roupas confortáveis e que facilitam o movimento. Aquecer-se durante o inverno é fundamental, então se agasalhe para prevenir doenças. Consuma bebidas e alimentos quentes, como sopas, chás e ingredientes termogênicos (gengibre, canela e pimenta) – estes aumentam o metabolismo do organismo e favorecem o bom funcionamento do sistema circulatório. Se houver dor em algum lugar específico do corpo, a dica é fazer compressas de água quente.

Massagens também são alternativas capazes de melhorar a circulação e diminuir incômodos. Massagem com uso de pressão moderada estimula os receptores que ficam abaixo da superfície da pele e enviam sinais químicos ao cérebro, responsáveis por liberar hormônios redutores de estresse e aliviar a dor. Se houver persistência dos sintomas, procure um especialista Medfis para te ajudar a aliviar e tratar os problemas ortopédicos. Dores constantes podem sinalizar artrite ou gota, que exigem tratamentos especializados.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.