Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

5 dicas para retornar pronto para o treino

5 dicas para retornar pronto para o treino

Passou o período do Carnaval e das férias, que normalmente incluem uma ingestão maior de calorias. A rotina começou a voltar ao normal, não é? Seus hábitos esportivos também devem acompanhar esse retorno. Se você relaxou e abandonou a sua rotina de atividades físicas, é importante adotar alguns cuidados na hora de voltar. Seja responsável consigo mesmo e siga nossas instruções para um ótimo retorno, confira!

1. Retorno progressivo: o funcionamento do corpo muda após a parada de exercícios. Independente da intensidade de seu treino anterior, entenda que leva algum tempo até voltar ao ritmo de antes. Não desanime e restabeleça seus exercícios lentamente. Caso contrário, você poderá ter lesões de vários tipos. Pegue menos peso, faça exercícios mais leves e exija menos de si quando começar.

2. Dê atenção aos sinais de seu corpo: o sucesso depende do autoconhecimento. É preciso respeitar os limites do corpo. Atente para a forma como ele responde ao exercício. Se você sentir dor, procure avaliação médica especializada antes de continuar as atividades. Conviver com lesões pode criar problemas ainda mais graves.

3. Estabeleça metas: as metas ajudam para que você permaneça incentivado e volte ao ritmo dos treinos. Defina uma série de pequenas metas para serem atingidas. Isso ajuda a ganhar motivação. Quando você conquistar um objetivo, recompense a si mesmo com um dia de descanso e evite a sobrecarga. Divirta-se!

4. Alongue-se: o alongamento correto é fundamental, pois evita o surgimento de lesões. Alongar de 10 a 15 minutos antes do treino ajuda nessa tarefa, além de potencializar seu desempenho. Após períodos de inatividade, os músculos ficam mais curtos e retraídos. O alongamento é uma ótima forma de soltar a musculatura antes e depois do treino.

5. Capriche na dieta: ao se preparar para voltar à rotina fitness, não se esqueça de abastecer o corpo com nutrientes adequados. Mantenha-se hidratado e adicione bons carboidratos, fibras e proteínas no cardápio. Depois do treino, coma ou beba algo dentro de 15 minutos para abastecer. Não faça jejuns prolongados.

Desejamos um ótimo retorno às atividades!

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.