Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Terapia por ondas de choque e suas vantagens

Terapia por ondas de choque e suas vantagens

Um problema, como o esporão de calcanhar, pode dificultar a vida de qualquer pessoa. Impede de caminhar normalmente, de dançar também. Até do simples movimento de se levantar da cama e apoiar os pés no chão. O tratamento para o esporão de calcanhar mais comum envolve o uso de antiinflamatórios e ainda assim a dor pode persistir.

Para mudar essacondição, a terapia por ondas de choque (TOC) tem sido realizada com sucesso em pacientes com esse problema, entre outros. Assim, se tornou o principal aliado de fisiatras e ortopedistas no tratamento de dores crônicas no calcanhar ou joelho, calcificações no ombro, tendinites e também lesões ortopédicas variadas.

Chamado de TOC ou “ortotripsia”, o tratamento consiste na emissão de ondas de alta energia no local lesionado. As ondas de energia passam por meio dos tecidos moles e, na áreainflamada, dissipam-se e estimulam o tecido a liberar substâncias antiinflamatórias, regenerando-o e ainda ativando os mecanismos de defesa do corpo.

A realização do TOC dispensa a necessidade de cirurgia. A estimativa é de que a cada dez casos crônicos que dependeriam de uma cirurgia para a cura, oito são resolvidos por meio da terapia. O tratamento necessita de uma a até cinco sessões, que duram entre cinco e 15 minutos. E não exige internação, nem há relatos de efeitos colaterais.

O TOC pode ser indicado para o tratamento de esporão de calcanhar, fascite plantar, necrose óssea, tendinoses, espicondilites, bursites, tendinite do ombro, inflamações crônicas dos tendões e das calcificações no ponto de inserção dos músculos ou tendões, e no retardo da consolidação óssea, entre outras dores. Consulte um médico.

Compartilhar

Posso ajudar?