Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Tênis furado no dedão? Entenda as complicações disso

Tênis furado no dedão? Entenda as complicações disso

Há aqueles adeptos a apenas utilizar sapatos que já estão tão desgastados que é impossível de usar, mas saiba que essa característica prejudica, e muito, a sua saúde. Perder o seu tênis favorito é o seu menor problema. Tênis desconfortáveis e que causam calos, joanetes, deformidade nos dedos, bolhas e lesões devem ser motivos de sua atenção.

Há algumas dicas para prevenir esses desconfortos. Para evitar que os tênis deixem de esfregar, esmagar e atritar os dedos, basta ajustar o cabedal. Existem vários produtos no mercado que podem ajudar, como alargadores de tênis, inclusive em forma de spray, além de algumas técnicas que podem ser facilmente feitas em casa, como usar meias grossas e jornal molhado.

Autoconhecimento é tudo

Tente observar os treinos que você sente esse desconforto para poder prevenir e usar um calçado com material, mas firme e reforçado na região do dedão.

Em caso de dores sempre é recomendado procurar a ajuda de um médico fisiatra. As dores nos pés costumam ocorrer dependendo a intensidade do treino e do impacto contra o solo, e pode ser causado por uma pisada torta. Também é importante que procure ajuda no caso de uma anatomia diferenciada do pé, como ter o dedão mais largo que os outros dedos do pé e que fazem pressão na região.

Além disso, pode acontecer de sua anatomia ser normal e durante seu treino o seu dedão tende a hiper-estender, principalmente se você tiver uma tendência de supinar o antepé. Nesses casos provavelmente irá precisar de ajuda médica.

Por que procurar um fisiatra?

Essa área da medicina pode tratar de todos esses incômodos que, a primeiro momento não parecem tão graves. Basicamente o médico fisiatra vai focar na reabilitação do paciente proporcionando maior qualidade de vida. Ele vai elaborar um plano terapêutico apropriado para o caso a ser tratado e apresentar soluções para o problema, e em casos mais sérios, recomendar cirurgiões.

O fisiatra estabelece um diagnóstico por meio do atendimento direto com o paciente, examinando-o fisicamente e solicitando quaisquer exames que sejam necessários. A palavra que mais tem relação com a Fisiatria é a funcionalidade, pois essa área médica tem como responsabilidade tratar uma ampla quantidade de doenças que causam vários graus de incapacidade, inclusive esses machucados no pé que atrapalham as atividades do dia a dia e interferem no desempenho em exercícios físicos.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.