A fibromialgia é uma doença reumatológica muito comum: 3% a 5% da população mundial manifesta esse problema, ainda pouco conhecido. Existe grande dificuldade em definir o diagnóstico, pois não há como fazer exames objetivos radiológicos e laboratoriais. O paciente deve procurar um reumatologista experiente na doença para ser diagnosticado corretamente.
A boa notícia é que existe tratamento, com excelentes resultados para reduzir os sintomas. Em geral, o paciente sente dores generalizadas no corpo, principalmente nas regiões das articulações, na coluna vertebral, nos músculos e nos tendões. Além disso, é comum o surgimento de dor de cabeça, maior sensibilidade ao frio, formigamento nos pés e nas mãos, tontura, fadiga, dificuldade para dormir e desânimo. O tratamento consiste, principalmente, na reabilitação física, que pode incluir técnicas de acupuntura e RPG. O uso de medicamentos e o acompanhamento psicológico também podem ser indicados.
O grande desafio é combater os sintomas e recuperar a qualidade de vida. Como mencionamos acima, as manifestações da doença são múltiplas, com riscos de afetar significativamente a autoestima e o dia a dia do paciente. Os bons resultados e a reversão do problema irão depender do tipo de reabilitação física aplicada, que deverá ser individualizada conforme as necessidades específicas de cada caso. Os exercícios físicos fortalecem a musculatura, ajudando a melhorar a aptidão cardiovascular. Aliados a técnicas de relaxamento, diminuem significativamente a tensão.