Medicina Física e de Reabilitação (MFR) ou Fisiatria é o ramo da medicina que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças, sem intervenção cirúrgica ou procedimentos invasivos.
Se é possível destacar um objetivo da MFR, seria o promover qualidade de vida ao paciente, já que o sucesso do tratamento resulta em maior atividade e participação na sociedade do indivíduo cuja capacidade não era plena.
O fisiatra possui conhecimento para tratar doenças relacionadas com nervos, músculos, articulações, ossos, etc. Sua atuação vai desde traumatismo cerebral até tratamento de dor nas costas.
Doenças que afetam o movimento, sejam lesões nervosas, musculares, articulares e ósseas são as especialidades do médico fisiatra.
Para uma avaliação completa e profunda do paciente, o profissional da MFR leva em conta diversos aspectos – além da área lesada -, como sociais, emocionais, vocacionas e, claro, médicos.
Pacientes com dor nos ombros, lesões no cérebro e medula espinhal, doença pulmonar crônica, insuficiência cardíaca, entre outras, podem ser tratados através da Medicina Física de Reabilitação.
Muitas vezes, o fisiatra irá elaborar um tratamento em parceria com outros profissionais médicos com o objetivo de permitir que o paciente se mantenha ativo o máximo possível, independentemente da idade, reduzindo eventuais incapacidades, o que reflete diretamente na qualidade de vida do paciente.