Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Por que o joelho dói no frio?

Por que o joelho dói no frio?

A maioria das pessoas sente dores nas articulações quando a temperatura diminui, mas não sabem exatamente por que isso acontece. Existem, na verdade, dois motivos que explicam isso.

O primeiro se relaciona com as alterações das propriedades físicas dos fluidos que compõem o corpo humano. Funciona da seguinte forma: o líquido que lubrifica as articulações, chamado de líquido sinovial, fica mais espesso quando a temperatura ambiente se reduz, o que dificulta o movimento e o deslize da articulação. Isso já é suficiente para causar dor ou ao menos um incômodo, mas pode ser ainda pior em quem tem doenças articulares como a osteoartrose.

O segundo motivo está associado com os mecanismos do próprio corpo para diminuir o efeito do frio no organismo. Enquadram-se, aqui, as contrações musculares rápidas e involuntárias (tremores) que buscam produzir mais calor. Como consequência, esse movimento ocasiona uma tensão elevada na região, que desenvolve para a fadiga muscular e uma sobrecarga nos tendões do joelho, gerando dor. O aumento da taxa metabólica se explica para aumentar a produção interna de calor, consumindo mais energia e levando à fadiga. Esse é um dos fatores que intensifica a fome, por exemplo.

A redução do fluxo sanguíneo na superfície do corpo, como nos pés e nas mãos, visa evitar a perda de calor, mas diminui a oferta de oxigênio aos tecidos, o que dificulta agilidade e potência da musculatura. A boa notícia é que a dor pode ser tratada com atividades físicas específicas. Os exercícios otimizam a irrigação sanguínea, além de aumentar o controle muscular e a flexibilidade.

Outra alternativa são as aplicações de laser, que tratam as dores e lesões de maneira eficiente. A tecnologia permite o aumento da irrigação sanguínea direto no ponto doloroso, ajudando no alívio da dor e do edema na articulação. Para quem sofre com dores localizadas por causa do frio, bolsas de água quente ajudam a aliviar o problema. O importante é não ficar parado e encontrar a atividade mais adequada às suas necessidades.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.