Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Os riscos do peso da mochila à coluna de crianças e adolescentes

Os riscos do peso da mochila à coluna de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes podem prejudicar a coluna em função do excesso de peso que carregam em bolsas e mochilas. Um peso acima do recomendado, que acaba por influenciar na postura. Além do peso, a má distribuição desse peso dentro do acessório exerce influência negativa sobre a postura da criança ou do adolescente, que se torna inadequada.

Consequentemente, a postura inadequada pode originar problemas de coluna bastante comuns hoje em dia. Exemplos: escoliose (coluna em “S”), hipercifose (curvatura acentuada da coluna torácica) e hiperlordose (aumento do ângulo de curvatura na região lombar). Além da coluna, o excesso de peso em mochilas e a postura inadequada podem prejudicar joelhos, ombros, pescoço e quadris. Abaixo, saiba como utilizar a mochila corretamente.

• Primeiramente, o peso da mochila não pode ser maior do que 10% do peso total da criança ou do adolescente;

• Os objetos mais pesados devem ficar no espaço maior do interior da mochila, próximos às costas;

• A base (ou fundo) da mochila deve ficar apoiada na curva da região lombar da coluna para não influenciar negativamente na postura;

• A mochila deve ser carregada com as duas alças (largas, de preferência) para que o peso seja bem distribuído;

• Caso seja necessário exceder o peso recomendado na mochila, é indicado o uso de mochilas de rodinhas. Dicas: a alça não deve ser maior ou menor que a altura do braço; e alterne os braços a cada 10 minutos.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.