Na correria do dia a dia, normalmente, deixamos de prestar atenção a certos detalhes de como abusamos do nosso corpo. O preço será pago através de dores que, muitas vezes, vão requerer a ajuda profissional de um fisiatra para a reabilitação corporal.
A postura errada em atividades diárias contribui muito para os problemas surgirem, por isso, é importante criar o hábito de manter a postura correta para ter o benefício da ausência de dor.
Seguem algumas dicas:
Postura correta sentado – ajuste a cadeira ao seu corpo, para que suas pernas fiquem bem acomodadas e verifique se a altura da mesa favorece o conforto. Não se sente torto achando que a posição é mais cômoda. A distância e altura do computador também são importantes.
Falar ao telefone – nada de segurar o aparelho forçando cabeça e ombro. Segure o aparelho com a mão e mantenha a postura.
Vestir calças e sapatos – não fique se curvando para calçar o sapato ou colocar uma calça. Acomode-se, sentando em uma cadeira ou na beirada da cama para fazer tudo confortavelmente.
Andar – falta de postura ao andar é uma das coisas que mais provoca dores. Ande ereto, olhando para o horizonte. Se tiver dúvidas sobre a posição, basta treinar em casa, equilibrando um livro sobre a cabeça.
Suspender pesos – nada de dobrar o corpo ao pegar algo pesado no chão. Mantenha o tronco reto, abaixe-se devagar e, ao erguer o objeto, mantenha-o próximo ao corpo, fazendo força nas pernas para subir.
Sempre preste atenção a ações simples do dia a dia como, varrer a casa, lavar a louça, bater um bolo, fazer tricô, estender roupa no varal. São atividades do cotidiano que podem resultar em dores e lesões pela postura errada.