Os exercícios físicos são fundamentais para a boa saúde do idoso, trazendo diversos benefícios como a melhora do equilíbrio, da coordenação e mobilidade, reduzindo risco de quedas e auxiliando na independência.
É sempre importante adaptar os exercícios ao histórico clínico, além de alongar sempre antes e depois das atividades, prevenindo, assim, o aparecimento de lesões. Temos algumas dicas de atividades físicas para serem feitas em casa 3 vezes na semana. Interrompa caso sinta dor ou desconforto durante a realização.
1. Agachamento
Coloque os pés à largura dos ombros, estenda os braços para a frente e dobre lentamente os joelhos, jogando o quadril para baixo e empurrando o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária. As costas devem estar sempre retas. Voltar à posição inicial e repetir 10 vezes.
Esse exercício deve ser feito de forma que os joelhos nunca fiquem à frente dos pés. Por isso, deve-se empurrar o bumbum para trás o máximo possível. Desça o máximo possível.
2. Bíceps com halteres
Sente em uma cadeira sem braços, segure um halter em cada mão com os dedos virados para a frente e levante os pesos lentamente em direção aos ombros, mantendo os braços e cotovelos perto do corpo, retornando lentamente à posição inicial. Repita 10 vezes.
3. Prensa de ombros
Sentado em uma bola ou cadeira sem braços, segure um halter em cada mão e levante os pesos até ficarem no nível dos ombros. Empurre lentamente os halters para cima da cabeça até os braços ficarem esticados, mas ligeiramente dobrados, e volte lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.
4. Joelho ao peito
Deite-se no chão, de preferência em um colchonete, dobre uma das pernas até perto do peito, segure o joelho com as mãos e mantenha por 5 a 10 segundos. Depois, troque de perna e repita o movimento 10 vezes.
5. Degraus no step
Coloque um dos pés num step ou degrau de escada, levante a outra perna lentamente para cima do degrau e, então, abaixe lentamente a perna de volta ao chão. Repita 10 vezes em cada perna.
Gostou das dicas? Então #ficaemcasa e pratique com o que você tem à sua disposição!