Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

“Cotovelo de tenista” pode ser tratado com reabilitação física

“Cotovelo de tenista” pode ser tratado com reabilitação física

Microlesões nos tendões podem dar início à epicondilite lateral, mais conhecida como “cotovelo de tenista”, ou seja, toda vez que a pessoa tenta acionar o cotovelo acaba criando mais e mais microlesões, a partir do mecanismo de defesa do organismo que reage criando um processo inflamatório na área.

Um estudo realizado na Austrália, embora com apenas 26 pacientes, mostrou que a inflamação crônica dos músculos e tendões do cotovelo pode ser tratada com reabilitação física e ter tão bons resultados quanto com a cirurgia de correção do problema, que retira o tecido morto.

O Instituto de Pesquisa Ortopédica de Sydney, na Austrália, submeteu 13 pessoas a cirurgia e outros 13 receberam apenas uma incisão, mas sem que a lesão fosse mexida. Os pesquisadores também não sabiam quais pacientes tinham sido operados. Os que foram tratados com reabilitação física tiveram uma percepção menor de dor semelhante aos que passaram por cirurgia.

O “cotovelo de tenista” atinge cerca de 3% da população, especialmente na faixa etária dos 40 aos 50 anos, de ambos os sexos.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.