A cervicalgia é um problema que causa dor na região posterior do pescoço. Mas quando essa dor irradia para o braço, antebraço e mão e a sensação de mal-estar se multiplica, o nome do problema muda: cervicobraquialgia.
Provocada geralmente pelo esforço excessivo ou carregamento de muito peso, a cervicobraquialgia é uma inflamação que pode causar, além de dor, fadiga muscular, atrofia de músculo, fraqueza, flacidez, perda dos reflexos, falta de coordenação, perda de força no punho e dificuldade para realizar atividades com as mãos. Para casos de cervicobraquialgia fora de controle, é comum a ocorrência de dores na parte posterior da cabeça.
Para evitar que o problema se agrave, é necessário que a pessoa procure um médico, como um fisiatra (especialista em Medicina Física e Reabilitação), para que seja diagnosticada a causa das dores e seja estabelecido um tratamento adequado. O diagnóstico da cervicobraquialgia é realizado por meio de uma avaliação clínica e de exames, como a ressonância magnética. E o tratamento pode consistir em repouso, medicações e terapias diversas para redução da dor e da inflamação.
Dicas de prevenção da cervicobraquialgia
• Durante o trabalho em frente a um computador, mantenha a cabeça ereta.
• Deixe os ombros relaxados enquanto realiza tarefas que exigem o apoio dos braços.
• Se possível, evite carregar muito peso.
• Durma com colchão e travesseiro adequados ao seu tamanho e peso.
• Procure um fisiatra para saber mais sobre como prevenir a cervicobraquialgia e outros problemas.