Pesquisadores da Universidade do Mississipi, nos Estados Unidos, mostraram, em estudo, como é a ação da cafeína no sistema nervoso central e periférico, alterando a percepção subjetiva de esforço, aumentando, assim, a capacidade dos músculos esqueléticos de gerar força. O estudo avaliou a ingestão de 5 mg de cafeína por quilo de peso corporal em atletas de ciclismo, que consumiram o composto uma hora antes dos testes físicos.
– A seguir, confira os benefícios da cafeína apontados pelo estudo.
MAIS FORÇA
A cafeína dá mais força, pois ajuda a melhorar o mecanismo de recrutamento das unidades motoras dos músculos esqueléticos.
MENOS DOR
Além de diminuir a dor, a cafeína reduz a percepção de esforço, promovendo uma melhora de desempenho em exercícios de curta duração.
De acordo com estudos publicados nas últimas décadas, a cafeína é um dos suplementos mais usados para melhora de rendimento. Não só nos exercícios de longa duração, via oxidação de gorduras, mas também em atividades com perfil anaeróbico, em que o mecanismo de origem da força é fator determinante do desempenho. Os estudos comprovam benefícios com doses de 3 a 13 mg por quilo de peso corporal.