Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Avaliação prévia pode evitar lesões da corrida

Avaliação prévia pode evitar lesões da corrida

Cada vez mais a corrida tem sido a opção de atividade física de muitos brasileiros. Consequentemente, o número de lesões associadas à corrida também cresceu. De tendinites a lombalgias, as causas costumam ser fatores anatômicos e mudanças biomecânicas da atividade.

Outro fator que frequentemente faz com que a corrida provoque uma lesão é o uso de calçados inadequados. Embora tênis de qualidade não sejam baratos, é um investimento que pode livrar o corredor de problemas futuros.

Mas além da escolha certa do melhor tênis, o ideal é passar por uma avaliação antes de iniciar a prática da corrida. Com o objetivo de analisar a condição muscular e o movimento do corredor durante a prática do exercício, a avaliação cinético-cinemática é uma aliada na prevenção de lesões e também no desempenho durante a corrida.

Por isso, o ideal é procurar um profissional habilitado para este tipo de avaliação antes de começar a correr, até para confirmar se a corrida será uma prática benéfica. Vários itens serão analisados na avaliação, como o histórico do indivíduo, sua flexibilidade, o tipo de pisada – que interfere na escolha do tênis -, articulações que são impactadas pelo exercício, musculatura, entre outros.

Após a avaliação, o profissional irá orientar o paciente sobre como começar a correr e, caso esta não seja a atividade ideal, indicar outras práticas que também darão bons resultados, mas com menor chance de aparecerem lesões do que a corrida.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.