Estudos recentes, com mais de 33 mil pessoas, comprovaram que é mais eficaz combater a dor da artrose no joelho com ácido hialurônico e esteróides do que com outros medicamentos como o acetaminofeno.
Os resultados dos 137 estudos realizados foram divulgados no Annals of Internal Medicine. Os testes realizados utilizaram vários tipos de medicamentos: acetaminofeno, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, celecoxib, corticosteróides injetáveis e injeções de ácido hialurônico, além de placebos orais e injetáveis.
De acordo com os estudos, até mesmo placebos que foram aplicados em infiltrações tiveram efeito na redução da dor. Ou seja, o efeito psicológico da infiltração foi maior do que os demais medicamentos orais.
Mas para o autor do estudo, Raveendhara R. Bannuru, pesquisador da Tufts Medical Center, em Boston, não se pode definir um tratamento único para a artrose em todos os pacientes. O estudo teve foco apenas na dor, mas existem outros medicamentos que visam, por exemplo, evitar o desgaste da cartilagem articular, assim como exercícios para melhorar a mobilidade da articulação.