Como a postura pode afetar a autoestima? Parece não haver relação, mas um estudo publicado na revista Biofeedback observou que a manutenção da postura ereta se reflete em melhores níveis de humor e energia.
Cento e dez voluntários participaram da pesquisa. O procedimento era caminhar por um corredor com a postura ereta e sem a coluna ereta. Os participantes disseram que se sentiam diminuição da energia quando caminhavam de forma largada, com preguiça. Mas quando andavam com a coluna ereta, o sentimento era de maior energia, de empoderamento.
Quando um desafio é vencido, uma vitória é conquistada, fica fácil perceber como a postura muda. As pessoas tendem a estufar o peito, ficam “mais altas”. Quando nos colocamos numa postura correta, ativamos a memória cerebral em relação a bons momentos, quando obstáculos foram superados.
A postura errada provoca o contrário. Retração dos ombros, coluna curvada, cabeça inclinada para frente e peito deprimido remetem à tristeza e dor, pois nos momentos em que a pessoa está triste ou sentindo alguma dor tende a encolher o corpo e, ao ter esse tipo de postura em outras ocasiões, acaba ativando a memória negativa.
Portanto, manter a postura adequada, com a coluna ereta, faz bem para o corpo e para a mente.