Embora homens também sofram com a deformidade ou síndrome de Haglund, a maioria das vítimas são mulheres, principalmente por conta de sapatos de salto alto e apertados. Mas o que é exatamente a síndrome?
Ela se caracteriza pelo surgimento de uma proeminência óssea (uma pontinha de osso) na região posterior do calcanhar. Essa ponta pode inflamar os tecidos à sua volta, entre o calcanhar e o tendão de Aquiles, mais especificamente das bursas (pequenas “bolsas” cheias de líquido sinovial, cuja função é amortecer o atrito entre duas superfícies).
Indícios da deformidade:
Dores ao caminhar, principalmente com sapatos que provoquem atrito; mancha avermelhada na parte posterior do calcanhar; rigidez e inchaço.
Causa
A causa mais comum é a sobrecarga de forma repetitiva na região entre o tendão de Aquiles e o calcanhar.
Tratamento médico
Reabilitação física, com o uso de aparelhos como ultrassons e laser, bolsas de gelo ou bolsas de água quente, se a doença for crônica. Evitar caminhar ou correr sobre superfícies duras. Uso de anti-inflamatórios e analgésicos, mediante prescrição médica. Deixar de usar sapatos apertados, de salto alto ou com a sola muita dura.
Eventualmente, caso o tratamento não cirúrgico não apresente os resultados esperados, o médico poderá indicar tratamento por meio de cirurgia.