A fisiatria – ou Medicina Física e Reabilitação – é uma das especialidades médicas mais abrangentes no que se refere ao campo de atuação. No caso, o médico fisiatra pode tratar uma variedade de patologias e situações, como dores agudas ou crônicas, traumatismos, osteoporose, doenças neurológicas (esclerose múltipla) e musculoesqueléticas (fibromialgia) e lesões vertebro-medulares (paraplegia ou tetraplegia).
O médico fisiatra pode atuar diretamente no tratamento de um paciente, como parte de uma equipe multidisciplinar ou ainda como consultor para médicos de outras especialidades médicas. O principal objetivo da fisiatria é a reabilitação máxima da funcionalidade do paciente atendido, prejudicada por um acidente, doença ou qualquer situação incapacitante.
A qualidade de vida do paciente é outro objetivo dessa especialidade médica. Por isso, os fisiatras tratam o paciente como um todo, sem focar apenas na origem de algum problema, como uma dor crônica. Em relação ao tratamento, os fisiatras dispõem de diversas técnicas e podem ainda prescrever medicamentos e dispositivos para cada caso – se necessário, o caso pode ser encaminhado para cirurgia. Além do tratamento, a prevenção de patologias é outro foco da Medicina Física e Reabilitação.