Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Estudo associa insônia a aumento de dor em pacientes com osteoartrose

Estudo associa insônia a aumento de dor em pacientes com osteoartrose

A osteoartrose é uma doença articular degenerativa que provoca dor e inchaço nas articulações da mão, do quadril ou do joelho. E segundo um estudo publicado na revista científica Arthritis Care & Research, do Colégio Americano de Reumatologia, pacientes com osteoartrose que tem seus pensamentos consumidos pela dor (catastrofização) apresentam maior sensibilização central associada com maior dor clínica.

Para os pesquisadores, essa sensibilização central, que se trata de uma hipersensibilidade à dor, pode contribuir para amplificação da dor clínica na osteoartrose. “Nosso estudo é o maior e mais abrangente que avaliou a relação entre a perturbação do sono, catastrofização e sensibilização central no joelho com osteoartrose”, disse a autora Claudia Campbell, Ph.D. professora associada do

Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.
O estudo contou com a participação de 208 voluntários, que foram divididos em quatro grupos: pacientes com osteoartrose de joelho e insônia; pacientes com osteoartrose de joelho com hábitos de sono normal; pacientes saudáveis com insônia; e controles saudáveis sem síndrome de dor e com sono normal. Dos 208 voluntários, 72% eram mulheres. Todos passam por avaliações de sono, psicológicas e de dor, além de testes sensoriais.

Os resultados revelaram que os pacientes com osteoartrose de joelho e insônia apresentam maior sensibilização central em relação aos controles saudáveis. E se observou que os pacientes com sono pobre e catastrofização relataram aumento nos níveis de sensibilização central que, por sua vez, foi muito associada ao aumento da dor clínica. “Enquanto nenhum processo causal pode ser determinado a partir deste estudo, nossos dados sugerem que aqueles com sono pobre e maior catastrofização tem maior sensibilização central. Entender a intrincada relação entre sono, sensibilização central e catastrofização pode ter importantes implicações clínicas para o tratamento de pessoas com condições de dor crônica, como a osteoartrose de joelho”, concluiu Campbell.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.