Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Fisiatria: toxina botulínica para fins terapêuticos

Fisiatria: toxina botulínica para fins terapêuticos

Além dos procedimentos estéticos, a toxina botulínica (o popular Botox, que é um dos nomes comerciais da substância) também é utilizada para fins terapêuticos. Na fisiatria, por exemplo, a toxina é destinada a tratamentos de distonia (contração involuntária) e espasticidade (rigidez muscular).

Na Clínica Medfis, a aplicação da toxina botulínica é destinada ao processo de reabilitação física de doenças neurológicas. Embora não seja uma cura, o tratamento proporciona aos pacientes controle da dor, melhoria da qualidade de vida, facilitação de movimentos e ganhos terapêuticos na reabilitação.

A ação da toxina botulínica

Quando aplicada no músculo, a toxina botulínica bloqueia a informação vinda do nervo, possibilitando a redução da rigidez ou o melhor funcionamento do músculo. Mas a substância não trata a causa das doenças. Trata, na verdade, as consequências (determinados sintomas) das doenças.

A principal indicação da substância é no tratamento de espasticidade, distúrbio de movimento caracterizado pela rigidez ou falta de controle sobre o músculo. As causas para estes problemas podem decorrer de acidente vascular cerebral (AVC) e esclerose múltipla, entre outras doenças.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.