Em crianças, jovens e adultos, as fraturas ósseas ocorrem geralmente em função de acidentes. Em idosos, elas podem estar relacionadas à osteopenia ou osteoporose. Em geral, os ossos sofrem fraturas quando ficam sobrecarregados.
Embora as fraturas ósseas causem normalmente dores, há casos em que o indivíduo, sobretudo os idosos, não sente dor e não percebe que aquela fratura pode originar uma lesão mais grave. Resultado: o indivíduo não procura assistência médica e não tem a fratura diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada.
Aliás, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são passos essenciais para que as fraturas se consolidem. Mas antes disso, é importante que o indivíduo que sofreu uma fratura – um trauma na coluna, por exemplo – não se mexa e seja abordado por alguém que não conheça as técnicas adequadas para que a fratura não seja agravada durante a movimentação.
Portanto, a recomendação de especialistas é de que o indivíduo que sofreu um trauma não se mova e que as pessoas que presenciaram o acidente apenas acionem um serviço de emergência e aguardem a dele. Assim, a equipe de socorristas oferecerá o atendimento adequado.