Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Atenção às vértebras

Atenção às vértebras

No momento do nascimento, nosso corpo já possui todas as vértebras. Com o passar dos anos, as vértebras crescem e as curvas fisiológicas da coluna (lordose cervical e lombar) são formadas. A partir dos 30 anos, a coluna atinge sua maturidade e, assim, inicia-se o processo de envelhecimento.

O crescimento das vértebras deve ocorrer de forma proporcional, mantendo as curvas como cifose e lordose fisiológicas. Mas distúrbios de crescimento podem alterar essas curvas. Exemplo: uma vértebra pode crescer apenas pela metade, formando um triângulo e não um retângulo, afetando toda a estrutura óssea acima dela – problema chamado de hemivértebra.

Com o enfraquecimento da estrutura óssea, as vértebras podem apresentar microfraturas e, por consequência, diminuir seu tamanho. Embora não seja uma atrofia da vértebra, o problema acaba gerando a diminuição do tamanho da vértebra, geralmente dolorosa, e alterando as curvas da coluna.

Da infância à adolescência, deve-se ter atenção ao desenvolvimento das vértebras e da coluna. Em caso de dor na coluna ou algum sinal de desenvolvimento inadequado na região, uma ajuda profissional será necessária. Se identificada alguma patologia, um diagnóstico precoce pode ser decisivo para o sucesso do tratamento.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.