Embora pessoas com mais de 60 anos sejam as mais afetadas, crianças, jovens, adultos e atletas não estão livres de desenvolver doenças nas articulações, como a artrite e a artrose, que causam dores nos joelhos e na coluna e podem limitar determinados movimentos.
Artrite – A doença consiste na inflamação da articulação que destrói a cartilagem. Como consequência disso, o atrito das extremidades dos ossos aumenta e gera incômodo no local. Entre os tipos, a reumatoide é a mais comum entre as atrites. Com causa desconhecida, a artrite reumatoide é a mais graves das inflamações, afetando mais mulheres do que homens. Sintomas: rigidez, inchaço e vermelhidão nas mãos, limitação de movimentos e dor intensa.
Com o tempo, as articulações apresentam deformidades.
Artrose – Doença degenerativa, a artrose é causada por sedentarismo, má postura, traumas frequentes (ocasionados por pancadas ou lesões) e o excesso de peso. As dores da artrose surgem a partir do movimento ou ainda quando a pessoa está em repouso – é comum ser sentida pela manhã. A doença que desgasta as articulações pode ser prevenida.
Prevenção – Para evitar essas doenças, as pessoas devem controlar o peso, fortalecer a musculatura e adotar hábitos alimentares saudáveis. Assim, o processo de envelhecimento do organismo desacelera.
Tratamento – Caso as doenças surjam, o tratamento é realizado à base de medicamentos para amenizar a dor e preservar a função da articulação acometida. Há ainda alternativas que estimulam a regeneração da cartilagem. Em casos mais graves, o tratamento cirúrgico poderá ser uma opção. Realizada nos ossos e na articulação, o procedimento corrige a postura e muda a posição do eixo do osso que está limitando os movimentos.