Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Saiba o que é a síndrome do túnel do tarso

Saiba o que é a síndrome do túnel do tarso

A síndrome do túnel do tarso é um problema comum em adultos ativos, mas também pode ocorrer em crianças. Pode ser causada pela osteoartrite, por deformidades no tornozelo pós-trauma (tecido cicatricial também pode restringir o movimento no túnel do tarso e causar compressão do nervo) ou pela tenossinovite. A síndrome ainda pode ser associada a problemas como artrite reumatoide e diabetes.

A compressão no pé causada pela síndrome do túnel do tarso pode ser originada por cisto, lipoma, gânglio, exostose (saliências ósseas) ou neoplasias (tumores) dentro do túnel do tarso. As pessoas, cujos pés são severamente planos, são mais suscetíveis a desenvolver o problema. Há três tipos de síndromes compressivas no pé.

  • Síndrome do túnel tarsal
    É uma neuropatia compressiva do nervo tibial posterior que passa no túnel do tarso, região que fica no lado de dentro do pé e sob a planta do pé.
  • Síndrome do túnel do tarso anterior
    Ocorre quando há compressão no nervo fibular profundo. É raro e causa dor, fraqueza e alterações sensoriais do pé e no tornozelo (na região lateral).
  • Síndrome do túnel do tarso distal
    Uma síndrome compressiva originada pela compressão do nervo plantar lateral ou do nervo medial do calcâneo. Causa dor no calcanhar.

O nervo comprimido provoca dor no tornozelo e uma sensação de dormência, formigamento e queimação na sola do pé. Geralmente, os sintomas são unilaterais e podem piorar à noite, pois, à medida que o dia avança, a dor tende a se agravar. A dor pode se propagar pela sola do pé e chegar ao calcâneo, podendo piorar quando o tornozelo é colocado em posição de extrema dorsiflexão (movimento do pé para cima).

O diagnóstico da síndrome do túnel do tarso é essencialmente clínico, com a avaliação de possíveis outras causas como fratura por estresse no calcâneo, fascite plantar esporão e tendinite de Aquiles. A eletromiografia (EMG) e estudos de condução nervosa podem também ser úteis na confirmação do diagnóstico. O exame de ressonância magnética pode ser utilizado para identificar eventuais lesões subjacentes e, principalmente, o local específico de onde ocorre a compressão.

O tratamento conservador para o problema inclui manipulação e liberação miofascial. Para aliviar o desconforto causado pela síndrome do túnel do tarso, sustentações de arco com palmilhas e sapatos mais largos podem ajudar. Caso uma inflamação do nervo seja a causa da compressão, medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais podem ser benéficos. Injeções de esteroides e órteses para pés planos podem ser eficazes no tratamento. No caso de o tratamento conservador não dar resultado, a descompressão cirúrgica deve ser considerada pelo médico.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.