De acordo com estudo publicado em jornal especializado do Canadá (Canadian Medical Association Journal), a frequência de cãibras nas pernas acontece com mais frequência no verão. A pesquisa analisou o número de novas receitas de quinina para adultos idosos de 50 anos de idade na Columbia Britânica, Canadá, entre 1º de dezembro de 2001 e 31 de outubro de 2007. Tradicionalmente, a quinina é receitada para a redução das cãibras nas pernas e o estudo apurou que 31.339 pessoas, das quais 61% eram mulheres, começaram a utilizar o medicamento durante os seis anos do levantamento.
Foi feita uma correlação entre o aumento do número de receitas de quinina e a quantidade de pesquisas realizadas no Google sobre cãibras nas pernas nos Estados Unidos e Austrália no verão.
Segundo o doutor Scott Garrison, da Faculdade de Medicina, Universidade de Alberta, Edmonton, e do Centro para Saúde e Mobilidade do Quadril, Universidade da Columbia Britânica, Vancouver, responsável pelo estudo, foi constatada sazonalidade nas cãibras em repouso na população em geral.
Por isso, os autores do estudo sugerem que os médicos não receitem a quinina durante o ano todo e deem um descanso de seis meses em razão de a necessidade maior ser no verão conforme o resultado da pesquisa.
Mas para o Dr. David Hogan, Universidade de Calgary, a suspensão da quinina nos meses mais frios é discutível em razão da falta de tolerância ao medicamento, visto não ser recomendado seu uso para tratamento habitual.