Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Dor nas costas: confira mitos e verdades

Dor nas costas: confira mitos e verdades

Depois de um cansativo dia de trabalho em frente ao computador, é difícil não sentir nenhum tipo de dor. Uma das mais comuns é a dor nas costas, que são uma resposta do nosso corpo para avisar que há algo errado. Consultar um especialista da área de medicina física e reabilitação, como o médico fisiatra, é bem importante para identificar a causa do problema.

Por gerar muitas dúvidas, nós selecionamos 5 mitos e verdades que costumam aparecer nas consultas, confira!

1 – Estar acima do peso aumenta as chances de ter o problema = VERDADE.
As dores nas costas são muito comuns em pessoas acima do peso, porque o excesso comprime a coluna e aperta os discos invertebrais, tornando-os suscetíveis à degeneração e herniação. Pessoas com a barriga maior acabam forçando a curvatura natural da lombar, gerando uma alteração na postura e favorecendo a hiperlordose.Pessoas muito magras, por sua vez, também podem relatar dor nas costas, já que há ausência de nutrientes e perda da massa óssea, o que causa fraturas.

2 – A dor nas costas piora na idade = MENTIRA.
Um estudo conduzido pelo Jornal Chiropractic Manual Therapy concluiu que a dor nas costas é comum em todas as idades e que ela não se agrava devido ao envelhecimento.

3 – O estresse pode desencadear a dor nas costas = VERDADE.
Nesses casos, a dor pode se espalhar para outras regiões como o pescoço, porque os hormônios do estresse causam tensões musculares e, com isso, os músculos são tensionados ao ponto de causar dolorosos espasmos no corpo.

4 – Dormir em colchões duros ou moles demais prejudica a coluna = VERDADE.
Sim, o colchão influencia e muito! Quando são duros ou fofos demais, podem prejudicar a coluna. O ideal é ter um colchão adequado à sua altura e peso.

5 – Exercícios físicos podem lesionar a coluna? = MITO.
Se há dores nas costas depois de se exercitar, é porque a execução está errada. É importante contar com o auxílio de um profissional capacitado, respeitando as limitações. Se o exercício for praticado corretamente, pode tratar a dor crônica e auxiliar na prevenção da dor nas costas.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.