A Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), declarou emergência de saúde internacional. No Brasil, já há 394 casos confirmados, com três mortes em São Paulo – todas do grupo de risco, que inclui idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas, diabetes, hipertensão e imunossupressores.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) ressalta a necessidade de que a saúde do idoso tenha cuidados redobrados em relação ao coronavírus, pois a doença provoca sintomas similares aos da gripe, mas com maior risco de complicações a esse grupo. Pesquisas têm demonstrado grande vulnerabilidade dos idosos em relação à epidemia, tornando-os mais suscetíveis a infecções em geral.
Pessoas com morbidades são as que mais sofrem e exigem muita atenção. A orientação é de que os idosos se mantenham hidratados, higienizem as mãos com água, sabão e álcool gel 70% e evitem o contato físico. É fundamental estar em dia com o calendário de vacinação para se proteger de outras infecções.